Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

Publicado por: Thaís Betat turma 214 e desenhado por: Brandão turma: 214
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Como a tecnologia permite nos tornar eternos
Por Thaís Betat-214

E se você conseguisse se transportar para um computador? E pudesse conversar com esse ser virtual, fazer perguntas, ouvir respostas, chorar e rir juntos? Isso já é possível, em parte. E os resultados podem ser surpreendentes
Maíra Lie Chao

Clone e eternidade

Fazer um de você, pra mais tarde como, por exemplo, depois de morto, seria uma forma diferente e empolgante de conseguir que sua pessoa não seja nunca perdida! Poder conversar com robôs modernos, que simulam uma pessoa, procurando ser quase uma perfeita cópia sua, e que você mesmo antes de morrer poderá ensiná-lo a ser você! Com toda a sua complexidade e peculiaridades! Saiba que isso já é possível!

História viva 
No site do Lifenaut é possível conversar com celebridades da história mundial, como Abraham Lincoln, Charles Darwin, Gandhi, a abolicionista norte americana Harriet Tubman e sua conterrânea Susan B. Anthony, líder feminista. Eles fazem parte do projeto História Viva, no qual pessoas do mundo contribuem com seu conhecimento sobre esses personagens. Já é possível dizer um 'oi' a qualquer um deles e obter alguma frase famosa que disseram.



 
Essência do ser humano
 Mas como se extrai a "essência" de um ser humano? A tarefa de capturar a personalidade, os costumes e as características mais marcantes de uma pessoa, tal qual ela realmente é, desafia os pesquisadores do projeto. Isso porque ainda não há um método ou tecnologia capazes de realizar uma extração objetiva da "essência". "Acreditamos que daqui a uns 75 anos haverá um software baseado em inteligência artificial que possa criar uma aproximação boa para arquivar a consciência ou a mente e transferí-la para um corpo cibernético ou robótico, ou mesmo orgânico", prevê o norte americano Bruce Duncan, diretor administrativo da TMF, em entrevista à PLANETA.
PELA NEUROSKY
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

O que você sabe sobre o SOL?

 

Por Melissa- 207


Abaixo, seguem algumas curiosidades sobre o sol. Se você tiver dúvidas, sugestões ou questionamentos nos envie! Boa leitura!

“O que é o sol da meia-noite?


O Sol da meia-noite é o fenômeno em que o Sol nunca se põe em algumas regiões do planeta Terra. Isso ocorre em um certo período no verão devido ao movimento de rotação do planeta e ao movimento de translação.
No mês de dezembro, o hemisfério sul está mais iluminado do que o hemisfério norte devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Os locais de alta latitude do hemisfério norte – que ficam no extremo norte – não recebem luz. Já o extremo sul recebe muita iluminação, sendo que em junho, ocorre o contrário.
O período de duração do Sol da meia-noite varia de acordo com a latitude. Há países no extremo norte em que o fenômeno dura cerda de um mês. As regiões polares ficam claras durante oito meses e não recebem luz por quatro. Dos oito meses de claridade, em seis o sol fica visível e em dois não se consegue enxergá-lo, porque, embora haja claridade, ele fica abaixo da linha do horizonte.”
Vocês já pensaram nas conseqüências disso para fauna e flora dessas regiões?

Texto retirado do site  http://www.vestibular.com.br/dica/o-que-e-o-sol-da-meia-noite
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

        DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SAIBA MAIS!

     Por Melissa:


        A quantidade de órgãos disponibilizados para transplante no Brasil é pequena em relação à demanda que aguarda por cirurgias. A importância de uma doação é inquestionável, já que para algumas pessoas o transplante de órgãos é a única solução para salvar suas vidas.
        Convém lembrar que tanto um dos rins, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão podem vir de um doador vivo. Doações de coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas, intestino, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias ocorrem de doadores com morte encefálica.
       É importante que as prefeituras e organizações de saúde façam a divulgação do projeto, conscientizando a população sobre a relevância da doação. A Secretaria de Saúde do Recife, por exemplo, participou na Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos encerrada em 18 de maio de 2011, que foi dirigida pela Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE). Um dos focos da campanha foi sensibilizar a população para a doação da córnea, além de outros tipos de doação.
        Por meio de doações de pele, pessoas com grandes queimaduras são beneficiadas; doações de rim para quem tem sérios problemas de insuficiência renal por nefrite, hipertensão, diabetes, e outros problemas renais; de córneas para portadores de ceratocone, ceratopatia bolhosa, infecção ou trauma de córnea; de pulmão para quem possui doenças pulmonares crônicas por fibrose ou enfisema; entre outros tipos melhoram e até salvam vidas.