Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

O que você sabe sobre o SOL?

 

Por Melissa- 207


Abaixo, seguem algumas curiosidades sobre o sol. Se você tiver dúvidas, sugestões ou questionamentos nos envie! Boa leitura!

“O que é o sol da meia-noite?


O Sol da meia-noite é o fenômeno em que o Sol nunca se põe em algumas regiões do planeta Terra. Isso ocorre em um certo período no verão devido ao movimento de rotação do planeta e ao movimento de translação.
No mês de dezembro, o hemisfério sul está mais iluminado do que o hemisfério norte devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Os locais de alta latitude do hemisfério norte – que ficam no extremo norte – não recebem luz. Já o extremo sul recebe muita iluminação, sendo que em junho, ocorre o contrário.
O período de duração do Sol da meia-noite varia de acordo com a latitude. Há países no extremo norte em que o fenômeno dura cerda de um mês. As regiões polares ficam claras durante oito meses e não recebem luz por quatro. Dos oito meses de claridade, em seis o sol fica visível e em dois não se consegue enxergá-lo, porque, embora haja claridade, ele fica abaixo da linha do horizonte.”
Vocês já pensaram nas conseqüências disso para fauna e flora dessas regiões?

Texto retirado do site  http://www.vestibular.com.br/dica/o-que-e-o-sol-da-meia-noite
0 Responses

Postar um comentário

Somente após a análise da equipe de produção seu comentário será exibido.