Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Com certeza você já ouviu falar que açúcares do tipo glicose
são poderosos fornecedores de energia. Mas duvido que já
ouviu falar que esse açucar poderia ser um forte abastecedor 
de energia de um coração "falso", ou melhor, coração artificial!
“O dispositivo demonstrado traz um novo nível de desempenho
 para implantes alimentados por células de biocombustível", 
diz Phillip Cinquin, físico e engenheiro químico da Universidade
 do Novo México.
Se quiser saber mais sobre o assunto entre no site exclusivo
da Scientific American Brasil:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/acucar_do_corpo_humano_podera_abastecer_orgaos_artificiais.html


Publicado por: Thaís Betat
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Hmm... teclado de chocolate.
    Vários estudos recentes indicam que comer chocolate teria uma influência positiva sobre a saúde humana devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento. Segundo esses estudos, o chocolate teria o poder de reduzir a pressão sanguínea e melhorar a sensibilidade do organismo à insulina (o que ajudaria a evitar a diabetes). Entretanto, ainda não está claro de que forma o chocolate afetaria o coração.
    O pesquisador Oscar Franco e seus colegas da Universidade de Cambridge fizeram uma revisão em grande escala de sete estudos sobre o assunto envolvendo cem mil pessoas, com e sem problemas no coração.
    Em cada estudo, a equipe comparou o grupo de participantes que comia a maior quantidade de chocolate ao resultado do grupo que comia a menor quantidade do alimento. Para evitar distorções, a equipe levou em conta diferenças de metodologia e qualidade dos estudos. Cinco estudos encontraram uma associação positiva entre índices mais altos de consumo de chocolate e um menor risco de problemas cardiovasculares. Os índices mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma redução de 29% na incidência de derrames em comparação aos índices mais baixos (de consumo).
    As conclusões do estudo precisam ser interpretadas com cautela, porque o chocolate vendido comercialmente é altamente calórico (contendo cerca de 500 calorias por cada cem gramas) e sua ingestão em grandes quantidades poderia resultar em ganho de peso, o que aumentaria os riscos de diabetes e doenças cardíacas. Entretanto, os especialistas recomendam que iniciativas para reduzir a quantidade de gordura e açúcar nos produtos deveriam ser exploradas.

Postado por: Vinícius Augusto