Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Novo surto de bactéria?
Variante (cepa) da Escherichia coli (lê-se Esqueríquia cóli) é responsável por 18 mortes na Alemanha. Não se sabe ao certo a origem dessa cepa, apenas que é resultado de uma mutação entre outras duas variantes e que além da grave infecção intestinal com fortes diarréias, pode ainda provocar comprometimento dos rins, derrame e até coma.
Você tem essa bactéria, a e.coli, presente no seu intestino, o problema é quando essa bactéria vai parar em outro órgão, causando infecções perigosas. Geralmente isso acontece quando a infecção ocorre com uma coli de outra pessoa, ou com uma coli que sofreu alguma mutação, ou seja, de cepa diferente.
Quando você bebe leite e derivados a e.coli atua sobre a lactose (açúcar do leite) fermentando-o, nesse processo há formação de gases e você então.... irá soltar esses gases. A quantidade de e.coli na água é utilizada para verificar a qualidade da água. Quando você ouvir “coliformes fecais” é sobre a e.coli que estão falando.
Ela é uma bactéria gram negativa, lembra da aula de biologia? Não? Então reveja, uma bactéria gram negativa por possuir lipopolissacarídeo é mais resistente a antibióticos, ou seja, é mais grave. Esta molécula externa estimula exageradamente o sistema imunológico, provocando a liberação de citocinas que podem levar ao choque séptico e morte devido a septicémia (infecção generalizada).



Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
COMO CALCULAR A POSSÍVEL ALTURA QUE UMA CRIANÇA IRÁ ALCANÇAR QUANDO CRESCER?



Altura de um individuo do sexo masculino em adulto = altura do pai(cm) + altura da mãe (cm)+ 13 cm / 2

Altura de um individuo do sexo feminino em adulto = altura do pai(cm) + altura da mãe(cm) - 13 cm / 2

http://familia.sapo.pt/bebe/etapas_de_desenvolvimento/bebe_saude/847996.html

Interessante, não é ?

Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
 O Letramento Científico: você já ouviu falar?

Editado pela aluna Melissa A. da turma 207


             Sendo um dos objetivos da criação do blog, entende-se que letramento científico está relacionado ao uso do conhecimento científico e tecnológico no cotidiano do indivíduo, este influenciado pelo contexto histórico e social. Ou seja, o blog será uma ferramenta de estudo, que ajudará você a conviver com a biologia, entendê-la de forma diferente e dinâmica.


                                 
O que você acha? Quer ser uma pessoa letrada cientificamente?
 Deixe comentários!


Fonte de pesquisa:       
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB