Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
 Você sabe por onde as plantas respiram?

 
 Por: Melissa, turma:207

As plantas realizam trocas gasosas através de estruturas chamadas estômatos. Com essas trocas, o vegetal recebe, por exemplo, o gás carbônico necessário para a ocorrência da fotossíntese e o oxigênio para respiração.  

Existem fatores que afetam a abertura dessas estruturas como a luminosidade, a concentração de gás carbônico e o suprimento hídrico.

Em relação a luminosidade, com seu aumento os estômatos se abrem, sendo que durante o dia a planta recebe o gás oxigênio que junto com a luminosidade irão reagir na fotossíntese. À noite, ambiente sensivelmente escuro, os estômatos permanecem fechados evitando perda de água por transpiração.

Os estômatos se abrem quando submetidos a pouca concentração de gás carbônico e analisando a disponibilidade de água, mesmo que tenha muita luminosidade no ambiente e pouca concentração de gás carbônico, com a falta de água para o vegetal os estômatos se mantêm fechados.


Você pode complementar essa informação adicionando comentários e/ou postando novas informações. Esse blog é nosso. Participe!!!




Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1955