Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

Biodiversidade: a riqueza natural


       Por Melissa:

O Brasil possui uma grande biodiversidade ou diversidade biológica, que é, basicamente, a variedade na fauna, na flora, na genética de populações e espécies, nos ecossistemas, etc.

       Mas a influência do ser humano tem causado a extinção de alguns animais. As queimadas e o desmatamento têm destruído ecossistemas, caçadores matam animais com objetivos econômicos ilegalmente, causas que acarretam o desaparecimento de animais como o mico-leão-dourado e da tartaruga-de-couro.



      Para atenuar o problema existe reservas ambientais espalhadas pelo país, como a de Poços das Antas, no Rio de Janeiro. No entanto, é preciso a fiscalização feita pelo governo e a conscientização da população para que a diversidade seja preservada.

     Como preservar nossa biodiversidade?


                  O QUE É APA?


       Há regiões extensas com o objetivo de proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação, além de regular o uso de recursos naturais. Uma dessas regiões é chamada de Área de Proteção Ambiental. Em vários estados brasileiros existe APA. Estas regiões possuem um papel ambiental importante. A APA da Bacia do Rio São Bartolomeu, por exemplo, contém animais de várias espécies como dourados, trairas, codornas, perdizes, seriemas, antas, capivaras, etc.



Fontes: