Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Sistema Circulatório

É composto pelo sangue, vasos sanguíneos, coração.A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O coração tem o tamanho, aproximadamente, do tamanho de um punho fechado.


A circulação pode ser de dois tipos: Pequena Circulação e Grande Circulação.


Pequena circulação- Também chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.
Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.

 Vasos Sanguíneos: São compostos por Veias,Artérias e Capilares.

Artéras:As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo.

Veias : As veias são vasos de paredes relativamente finas, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração.

Capilares: Fazem a conexão de artérias e veias.São muito finos.Responsáveis também pela distribuição do sangue nos orgãos e tecidos.


Al. Elson Calazans
0 Responses

Postar um comentário

Somente após a análise da equipe de produção seu comentário será exibido.