Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB

        DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SAIBA MAIS!

     Por Melissa:


        A quantidade de órgãos disponibilizados para transplante no Brasil é pequena em relação à demanda que aguarda por cirurgias. A importância de uma doação é inquestionável, já que para algumas pessoas o transplante de órgãos é a única solução para salvar suas vidas.
        Convém lembrar que tanto um dos rins, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão podem vir de um doador vivo. Doações de coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas, intestino, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias ocorrem de doadores com morte encefálica.
       É importante que as prefeituras e organizações de saúde façam a divulgação do projeto, conscientizando a população sobre a relevância da doação. A Secretaria de Saúde do Recife, por exemplo, participou na Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos encerrada em 18 de maio de 2011, que foi dirigida pela Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE). Um dos focos da campanha foi sensibilizar a população para a doação da córnea, além de outros tipos de doação.
        Por meio de doações de pele, pessoas com grandes queimaduras são beneficiadas; doações de rim para quem tem sérios problemas de insuficiência renal por nefrite, hipertensão, diabetes, e outros problemas renais; de córneas para portadores de ceratocone, ceratopatia bolhosa, infecção ou trauma de córnea; de pulmão para quem possui doenças pulmonares crônicas por fibrose ou enfisema; entre outros tipos melhoram e até salvam vidas.


0 Responses

Postar um comentário

Somente após a análise da equipe de produção seu comentário será exibido.