Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Notícia CMB: Pássaro ameaçado de extinção é encontrado no corredor da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Brasília.

No dia 23 de maio de 2011, foi encontrado um URUTAU no corredor da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Brasília. O pássaro foi visto na manhã da segunda-feira nas proximidades da porta da Coordenação do 1º Ano do Ensino Médio. A Ten Lucy, professora de biologia, resgatou o pássaro e colocou-o dentro de uma caixa de papelão. A Divisão de Ensino acionou a polícia ambiental e o Urutau foi levado e encaminhado para um lugar adequado.
Pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, o urutau (Nyctibius griseus) permanece, durante o dia, totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
Vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado nas regiões mais quentes desde a Costa Rica até o Uruguai. Não constroem ninhos. Põem um único ovo num oco de galho de árvore e este ovo é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.
O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. Os olhos enormes são de grande utilidade para a sua vida noturna porque favorecem a entrada da luz no cristalino permitindo uma visão noturna privilegiada. As pálpebras superiores do urutau possuem fendas que permitem que "veja mesmo com os olhos fechados".
A boca do urutau é enorme, parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores e para facilitar a ingestão das suas refeições de insetos.
O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.
Fonte: http://www.numaboa.com/ecologia/ecossistema/85-urutau

Essa matéria foi escrita e encaminhada pela Cap. Selma do CMB. A equipe de produção do CMBio agradece a colaboração.
Faça sugestões, mande notícias de seus interesse, compartilhe, esse blog é nosso.

1 Response
  1. Tháta Says:

    Nossa, como que ele entrou lá?


Postar um comentário

Somente após a análise da equipe de produção seu comentário será exibido.