Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Novo surto de bactéria?
Variante (cepa) da Escherichia coli (lê-se Esqueríquia cóli) é responsável por 18 mortes na Alemanha. Não se sabe ao certo a origem dessa cepa, apenas que é resultado de uma mutação entre outras duas variantes e que além da grave infecção intestinal com fortes diarréias, pode ainda provocar comprometimento dos rins, derrame e até coma.
Você tem essa bactéria, a e.coli, presente no seu intestino, o problema é quando essa bactéria vai parar em outro órgão, causando infecções perigosas. Geralmente isso acontece quando a infecção ocorre com uma coli de outra pessoa, ou com uma coli que sofreu alguma mutação, ou seja, de cepa diferente.
Quando você bebe leite e derivados a e.coli atua sobre a lactose (açúcar do leite) fermentando-o, nesse processo há formação de gases e você então.... irá soltar esses gases. A quantidade de e.coli na água é utilizada para verificar a qualidade da água. Quando você ouvir “coliformes fecais” é sobre a e.coli que estão falando.
Ela é uma bactéria gram negativa, lembra da aula de biologia? Não? Então reveja, uma bactéria gram negativa por possuir lipopolissacarídeo é mais resistente a antibióticos, ou seja, é mais grave. Esta molécula externa estimula exageradamente o sistema imunológico, provocando a liberação de citocinas que podem levar ao choque séptico e morte devido a septicémia (infecção generalizada).



0 Responses

Postar um comentário

Somente após a análise da equipe de produção seu comentário será exibido.