Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Já ouviu falar em cristais de gelo
que sentem vibrações e tomam
formas diferentes conforme a
emoção emanada?
Pois é, Masaru Emoto fez uns
experimentos e chegou a conclusões
fascinantes!
Se você está curioso pra saber mais,
entre nesse site>
http://www.caminhosdeluz.org/A-173.htm
http://www.humaniversidade.com.br/boletins/emocoes_das_aguas.htm
Al. Thaís Betat
que sentem vibrações e tomam
formas diferentes conforme a
emoção emanada?
Pois é, Masaru Emoto fez uns
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Al. Thaís Betat
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
esse assunto e já houve várias discussões
com relação a isso... Mas e você?
Qual lado da moeda? É a favor ou contra?
Al. Thaís Betat
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Agora os alunos poderão apresentar opiniões, debater assuntos polêmicos e aprender biologia 'curtindo'. ;D
Curtam ai :
http://www.facebook.com/pages/BIO-BLOG-CMB/190115471055492?v=wall
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Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Você pode realizar uma experiência muito simples em casa, utilizando apenas água, copos e um recipiente para aquecer a água em um fogão. Você vai proceder da seguinte forma: aqueça água em um recipiente até a ebulição, em seguida coloque a água quente em um copo, se possível coberta com um anteparo, e deixe esfriar até que ela atinja a temperatura ambiente. Em outro copo, ponha água à temperatura ambiente e coloque os dois copos em um congelador ao mesmo tempo.
Constata-se que a água previamente aquecida congela mais rápido. Surpreso? Mas é a verdade. A água aquecida congela mais rápido. Esse fenômeno é conhecido como “Efeito Mpemba”, pois foi um aluno natural da Tanzânia, Erasmo Mpemba, quem primeiro observou tal fenômeno ao fazer picolé no congelador de sua casa.
Constata-se que a água previamente aquecida congela mais rápido. Surpreso? Mas é a verdade. A água aquecida congela mais rápido. Esse fenômeno é conhecido como “Efeito Mpemba”, pois foi um aluno natural da Tanzânia, Erasmo Mpemba, quem primeiro observou tal fenômeno ao fazer picolé no congelador de sua casa.
Como explicar tal efeito? Quando a água é aquecida, parte dos gases dissolvidos comumente (O2 e CO2) é perdida, dessa forma, como o ar não é um bom condutor térmico, pois dificulta as trocas de calor com o meio, a sua liberação favorecerá o congelamento da água previamente aquecida.
Sabemos também que líquidos que contenham substâncias dissolvidas se fundem e se congelam a temperaturas mais baixas (Leis de Raoult) do que o líquido puro. Além do mais, para que haja formação de cristais de gelo, por exemplo, há necessidade de núcleos de cristalização de crescimento, com os quais as moléculas se reúnam para formar estruturas ordenadas (cristais).
Sabemos também que líquidos que contenham substâncias dissolvidas se fundem e se congelam a temperaturas mais baixas (Leis de Raoult) do que o líquido puro. Além do mais, para que haja formação de cristais de gelo, por exemplo, há necessidade de núcleos de cristalização de crescimento, com os quais as moléculas se reúnam para formar estruturas ordenadas (cristais).
Em muitos casos, as moléculas não encontram pontos de nucleação mesmo estando na temperatura de congelamento, de tal forma que ultrapassam esta temperatura antes que a solidificação tenha início. Este fenômeno é conhecido com o nome de supercongelamento. Quando um líquido supercongela, sua temperatura diminui a um valor abaixo do ponto de congelamento até que o núcleo de crescimento se forme em algum lugar dentro do líquido. Em seguida ocorre a cristalização, com freqüência, acompanhada pela liberação de calor, o calor de cristalização, o que produz um aumento de temperatura, atingindo o ponto de congelamento do líquido. Estudos mostraram que a água previamente aquecida apresenta um grau de supercongelamento menos intenso que o da inicialmente fria. Dessa forma, a água quente começa a congelar entre 0ºC e –2ºC, enquanto que a água fria congela a temperaturas mais baixas. Em consequência desse fato a água previamente aquecida congelará primeiro. Lembro um fato bem comum conhecido de todos. Coloque no congelador de sua casa uma lata de um refrigerante. Ao retirá-la do congelador, podemos observar, ao agitá-la, que apesar da temperatura estar muito baixa, o conteúdo ainda está líquido. Mas ao abrir a lata, o refrigerante congelará rapidamente.
Postado por: Hugo
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Postado por: Ten Lucy
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Postado por: Ten Lucy
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
aqui tem um site bastante interessante, que além de
fazer exercícios para desenvolver suas habilidades,
pode escolher qual das faculdades. E não esquenta, vem com
as respostas!
Confira já: http://www.cynara.com.br/vesti.htmPor: Thaís Betat turma 214
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Como a tecnologia permite nos tornar eternos
Por Thaís Betat-214
E se você conseguisse se transportar para um computador? E pudesse conversar com esse ser virtual, fazer perguntas, ouvir respostas, chorar e rir juntos? Isso já é possível, em parte. E os resultados podem ser surpreendentes
Maíra Lie Chao
E se você conseguisse se transportar para um computador? E pudesse conversar com esse ser virtual, fazer perguntas, ouvir respostas, chorar e rir juntos? Isso já é possível, em parte. E os resultados podem ser surpreendentes
Maíra Lie Chao
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Clone e eternidade |
Fazer um de você, pra mais tarde como, por exemplo, depois de morto, seria uma forma diferente e empolgante de conseguir que sua pessoa não seja nunca perdida! Poder conversar com robôs modernos, que simulam uma pessoa, procurando ser quase uma perfeita cópia sua, e que você mesmo antes de morrer poderá ensiná-lo a ser você! Com toda a sua complexidade e peculiaridades! Saiba que isso já é possível!
História viva No site do Lifenaut é possível conversar com celebridades da história mundial, como Abraham Lincoln, Charles Darwin, Gandhi, a abolicionista norte americana Harriet Tubman e sua conterrânea Susan B. Anthony, líder feminista. Eles fazem parte do projeto História Viva, no qual pessoas do mundo contribuem com seu conhecimento sobre esses personagens. Já é possível dizer um 'oi' a qualquer um deles e obter alguma frase famosa que disseram. |
Mas como se extrai a "essência" de um ser humano? A tarefa de capturar a personalidade, os costumes e as características mais marcantes de uma pessoa, tal qual ela realmente é, desafia os pesquisadores do projeto. Isso porque ainda não há um método ou tecnologia capazes de realizar uma extração objetiva da "essência". "Acreditamos que daqui a uns 75 anos haverá um software baseado em inteligência artificial que possa criar uma aproximação boa para arquivar a consciência ou a mente e transferí-la para um corpo cibernético ou robótico, ou mesmo orgânico", prevê o norte americano Bruce Duncan, diretor administrativo da TMF, em entrevista à PLANETA.
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Essência do ser humano |
PELA NEUROSKY
Para saber maiswww.lifenaut.com
www.terasemmovementfoundation.com
http://www.icogno.com/
Thaís Betat turma: 214
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
O que você sabe sobre o SOL?
Por Melissa- 207
Abaixo, seguem algumas curiosidades sobre o sol. Se você tiver dúvidas, sugestões ou questionamentos nos envie! Boa leitura!
“O que é o sol da meia-noite?
O Sol da meia-noite é o fenômeno em que o Sol nunca se põe em algumas regiões do planeta Terra. Isso ocorre em um certo período no verão devido ao movimento de rotação do planeta e ao movimento de translação.
No mês de dezembro, o hemisfério sul está mais iluminado do que o hemisfério norte devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Os locais de alta latitude do hemisfério norte – que ficam no extremo norte – não recebem luz. Já o extremo sul recebe muita iluminação, sendo que em junho, ocorre o contrário.
O período de duração do Sol da meia-noite varia de acordo com a latitude. Há países no extremo norte em que o fenômeno dura cerda de um mês. As regiões polares ficam claras durante oito meses e não recebem luz por quatro. Dos oito meses de claridade, em seis o sol fica visível e em dois não se consegue enxergá-lo, porque, embora haja claridade, ele fica abaixo da linha do horizonte.”
Vocês já pensaram nas conseqüências disso para fauna e flora dessas regiões?
Texto retirado do site http://www.vestibular.com.br/dica/o-que-e-o-sol-da-meia-noite
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SAIBA MAIS!
Por Melissa:
A quantidade de órgãos disponibilizados para transplante no Brasil é pequena em relação à demanda que aguarda por cirurgias. A importância de uma doação é inquestionável, já que para algumas pessoas o transplante de órgãos é a única solução para salvar suas vidas.
Convém lembrar que tanto um dos rins, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão podem vir de um doador vivo. Doações de coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas, intestino, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias ocorrem de doadores com morte encefálica.
É importante que as prefeituras e organizações de saúde façam a divulgação do projeto, conscientizando a população sobre a relevância da doação. A Secretaria de Saúde do Recife, por exemplo, participou na Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos encerrada em 18 de maio de 2011, que foi dirigida pela Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE). Um dos focos da campanha foi sensibilizar a população para a doação da córnea, além de outros tipos de doação.
Por meio de doações de pele, pessoas com grandes queimaduras são beneficiadas; doações de rim para quem tem sérios problemas de insuficiência renal por nefrite, hipertensão, diabetes, e outros problemas renais; de córneas para portadores de ceratocone, ceratopatia bolhosa, infecção ou trauma de córnea; de pulmão para quem possui doenças pulmonares crônicas por fibrose ou enfisema; entre outros tipos melhoram e até salvam vidas.
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Biodiversidade: a riqueza natural
Por Melissa:
O Brasil possui uma grande biodiversidade ou diversidade biológica, que é, basicamente, a variedade na fauna, na flora, na genética de populações e espécies, nos ecossistemas, etc.
O Brasil possui uma grande biodiversidade ou diversidade biológica, que é, basicamente, a variedade na fauna, na flora, na genética de populações e espécies, nos ecossistemas, etc.
Mas a influência do ser humano tem causado a extinção de alguns animais. As queimadas e o desmatamento têm destruído ecossistemas, caçadores matam animais com objetivos econômicos ilegalmente, causas que acarretam o desaparecimento de animais como o mico-leão-dourado e da tartaruga-de-couro.
Para atenuar o problema existe reservas ambientais espalhadas pelo país, como a de Poços das Antas, no Rio de Janeiro. No entanto, é preciso a fiscalização feita pelo governo e a conscientização da população para que a diversidade seja preservada.
Como preservar nossa biodiversidade?
O QUE É APA?
Há regiões extensas com o objetivo de proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação, além de regular o uso de recursos naturais. Uma dessas regiões é chamada de Área de Proteção Ambiental. Em vários estados brasileiros existe APA. Estas regiões possuem um papel ambiental importante. A APA da Bacia do Rio São Bartolomeu, por exemplo, contém animais de várias espécies como dourados, trairas, codornas, perdizes, seriemas, antas, capivaras, etc.
Para saber mais visite: http://www.ibram.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=13133
Fontes:
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
5 DE JUNHO: UMA DATA MUITO IMPORTANTE
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, devido ao primeiro encontro que ocorreu com o objetivo de tratar questões ambientais, principalmente sobre a degradação do meio ambiente causada pelo homem e as medidas a serem adotadas, na cidade de Estocolmo, Suécia.
Esse dia faz a população lembrar a importância de aspectos ambientais como a diminuição da poluição, preservação ambiental, cuidados com ecossistemas, dentre outros.
O que você faz para ajudar a preservar o meio ambiente? A conscientização de todos é fundamental para atenuar prejuízos e manter o nosso planeta!
Leia mais na página: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Com a industrialização e os interesses capitalistas, muitos gases tóxicos são emitidos na atmosfera. Em decorrência disso, a preocupação com esse assunto tem crescido no mundo. Intensas queimadas liberam compostos poluentes, causando a produção de ozônio troposférico. O aumento da concentração deste está ligado ao aumento das internações hospitalares e mortes por doenças pulmonares. A incidência de partos prematuros, problemas respiratórios e outros prejuízos são constantes nas grandes metrópoles devido à poluição atmosférica originada por diversas maneiras.
A Amazônia tem sofrido muito com questões atmosféricas e por isso trabalhos estão sendo realizados para atenuar o problema.
Leia mais em:
Fontes de consulta:
Estudantes do 2º ano do E.M. do CMB
Notícia CMB: Pássaro ameaçado de extinção é encontrado no corredor da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Brasília.
No dia 23 de maio de 2011, foi encontrado um URUTAU no corredor da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Brasília. O pássaro foi visto na manhã da segunda-feira nas proximidades da porta da Coordenação do 1º Ano do Ensino Médio. A Ten Lucy, professora de biologia, resgatou o pássaro e colocou-o dentro de uma caixa de papelão. A Divisão de Ensino acionou a polícia ambiental e o Urutau foi levado e encaminhado para um lugar adequado.
Pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, o urutau (Nyctibius griseus) permanece, durante o dia, totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
Vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado nas regiões mais quentes desde a Costa Rica até o Uruguai. Não constroem ninhos. Põem um único ovo num oco de galho de árvore e este ovo é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.
O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. Os olhos enormes são de grande utilidade para a sua vida noturna porque favorecem a entrada da luz no cristalino permitindo uma visão noturna privilegiada. As pálpebras superiores do urutau possuem fendas que permitem que "veja mesmo com os olhos fechados".
A boca do urutau é enorme, parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores e para facilitar a ingestão das suas refeições de insetos.
O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.
Fonte: http://www.numaboa.com/ecologia/ecossistema/85-urutau
Fonte: http://www.numaboa.com/ecologia/ecossistema/85-urutau
Essa matéria foi escrita e encaminhada pela Cap. Selma do CMB. A equipe de produção do CMBio agradece a colaboração.
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